quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Garcia de Resende - a primeira referência literária a Inês de Castro

Trovas a Inês de Castro

(...)
C
omeçou-m'a desejar
trabalhou por me servir;
Fortuna foi ordenar
dous corações conformar
a uma vontade de vir.
Conheceu-me , conheci-o;
quis-me bem e eu a ele,
perdeu-me, também perdi-o;
nunca té morte foi frio
o bem que, triste, pus nele.

Dei-lhe minha liberdade,
não senti perda de fama;
pus nele minha verdade,
sendo mui formosa dama.
Por m'estas obras pagar
nunca jamais quis casar;
foi el-rei qu'era forçado,
pelo seu, de me matar.
(...)

Garcia de Resende

Inês de Castro surge pela primeira vez como tema e personagem na p
oesia portuguesa em 1516, nas Trovas de Garcia de Resende.
Garcia de Resende nasceu em Évora, por volta do ano de 1470, e morreu em 1536. O que o distingue é a sua actividade literária, principalmente a sua obra
Cancioneiro Geral em que reuniu as suas composições poéticas.
Em Évora foi construído, em 1892, um teatro com o seu nome.




Évora também está ligada a Inês de Castro. Foi a esta cidade que Inês chegou em 1340, integrada no séquito de D. Constança.

8 comentários:

  1. Tambem li num livro que nasceu Évora Maria, filha de D.Constança e de D.Pedro
    Muito fixe,nao é???

    ResponderEliminar
  2. Tu não leste a professora de E.V.T.é que leu e é mesmo um espanto pois não sabia nada disso e muitas pessoas tambem não o devem saber.
    Não é verdade?

    ResponderEliminar
  3. O que era importante era a informação bem redigida! Alguém a quer redigir de uma forma correcta? Primeiro em forma de comentário para depois a publicarmos?
    Vamos lá trabalhar...

    ResponderEliminar
  4. Em E.V.T. a professora leu num livro, que nasceu em Évora, uma menina chamada Maria, filha de D.Constança e de D.Pedro.
    Assim está melhor???

    ResponderEliminar
  5. Bem melhor! Precisamos de mais informação sobre essa menina para a pormos no Blogue! Temos de pedir à professora Rita as referências do livro.
    Ana Teresa, ficas responsável por esta tarefa.

    ResponderEliminar
  6. Professora, já perguntei ao professor de E.V.T. o nome do livro e ele disse-me que era "Inês de Castro... a que depois de morta foy rainha".
    Texto e ilustrações de Eugénio Silva (Meribérica/Liber Editores LDA)
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  7. Decidimos não publicar qualquer imagem deste livro devido à qualidade duvidosa que ele apresenta, quer em termos literários (uma Banda Desenhada com uma linguagem pobre e pouco correcta), quer em termos gráficos, um grafismo pouco adequado a esta, ou qualquer outra, faixa etária. Um "tesourinho deprimente..."
    Profª Helena Barreto

    ResponderEliminar