sexta-feira, 13 de março de 2009

Mais lembranças e algumas verdades históricas que ficaram por contar




Fomos guiados através do Mosteiro até aos túmulos de D. Pedro e D. Inês. Os túmulos estão de frente um para o outro para que, no dia da ressurreição quando se levantassem, com ajuda dos anjos, a primeira coisa que cada um veria seria o seu amor.

O túmulo de D. Pedro é suportado por figuras de leões que representam a coragem e o poder; o túmulo de Inês é suportado por figuras meio-humanas que representam o castigo eterno aplicado aos seus assassinos.

Os túmulos são de uma beleza indescritível, conforme se pode ver nas fotografias que tirámos. Só lamentamos os estragos feitos pelos soldados durante as invasões francesas.

A Mafalda, guia da visita, esclareceu-nos algumas dúvidas sobre a morte de D. Constança e D. Inês.

D. Constança convidou D. Inês para madrinha do seu filho Luís e pretendia com isso impedir a relação que ela já sabia existir entre D. Pedro e D. Inês. Esta seria como uma segunda mãe para a criança e por uma questão de costumes a relação com D. Pedro teria de terminar.

D. Constança morreu durante o parto. Às escondidas D. Pedro casou com D. Inês, por essa razão D. Inês foi julgada e condenada à morte por D. Afonso IV.

Segundo as práticas da época, D. Inês terá sido decapitada, como membro da nobreza que era.

Quando chegámos à Quinta das Lágrimas esperávamos encontrar uma casa, mas afinal encontrámos as suas ruínas rodeadas por uma magnífica e densa mata. Vimos as tão esperadas algas vermelhas nas Fontes das Lágrimas e dos Amores.

Terminámos a visita de estudo com uma tacada de golfe no campo de golfe do Hotel da Quinta das Lágrimas.





7 comentários:

  1. Recebeu o que eu enviei?

    ResponderEliminar
  2. Adorei ir ao mosteiro de alcobaça era fantastico...

    INES COELHO

    ResponderEliminar
  3. De nada. Concordo com a opiniao da Ines Coelho.


    Rita Trindade

    ResponderEliminar
  4. O Mosteiro de Alcobaça era lindo e a Quinta das Lágrimas também

    ResponderEliminar
  5. Pois é, aquela viagem foi FANTÁSTICA!!!

    ResponderEliminar